icone whatsApp

Vidro temperado ou laminado: qual a melhor opção para portas automáticas?

Uma das principais dúvidas de quem busca instalar portas automáticas, seja na sua residência, empresa ou comércio, é saber qual é o tipo de vidro ideal: vidro temperado ou vidro laminado. A resposta para essa pergunta é simples, bastando entender o objetivo da instalação e qual o ambiente.

Os vidros apresentam características diferentes e cada um deles é específico para um tipo de local, principalmente porque quanto mais resistentes eles forem, melhor será o conforto que eles trarão ao ambiente e o isolamento acústico também, duas características importantes e que fazem toda diferença na hora da decisão.

Portanto, se você está pensando em instalar uma porta automática e não sabe qual vidro escolher, o texto de hoje da Tecnoport vai ajudar na sua escolha. Separamos algumas das vantagens e características de cada modelo para você fazer a melhor opção. Confira!

Por que as portas automáticas em escritórios permitem isolamento acústico? 

Vidro laminado

O vidro laminado é o mais usado em comércios, empresas e demais locais com um fluxo constante de pessoas. Uma das justificativas é que ele proporciona mais comodidade e segurança aos clientes e colaboradores, além, é claro, do seu design moderno que colabora para a estética do ambiente.

Na sua fabricação, o vidro laminado é feito com duas ou mais lâminas do material, sobrepostos e intercalados por resina e polivinil butiral (PVB), produto que traz às portas automáticas de vidro mais resistência e durabilidade.

Principais vantagens do vidro laminado

-Diminui os ruídos externos: o barulho da rua é algo que incomoda e, muitas vezes, atrapalha a realização de várias tarefas no trabalho, em especial as que precisam de concentração. Porém, quem opta pelo vidro laminado tem o benefício de diminuir significativamente os ruídos externos nos ambientes.

As duas camadas de lâminas que compõem o vidro laminado proporcionam o isolamento acústico. Com isso, qualquer ruído de fora é pouco percebido dentro dos locais onde as portas automáticas com esse modelo de vidro está instalada.

- Filtra até 99% dos raios ultravioleta (UV): o vidro laminado é considerado multifuncional, pois não é apenas no conforto e estética que ele faz a diferença. Outra vantagem do produto é que ele absorve cerca de 99% dos raios ultravioleta, que prejudicam a nossa saúde e podem causar danos a móveis e outros objetos.

- São mais resistentes a impactos: o vidro laminado é fabricado não somente pelas camadas de vidro, eles contam também com uma película que reforça a resistência das portas automáticas no caso de impactos.

- Reduz o risco de ferimentos no caso de quebra do vidro: um dos perigos do vidro é quando ocorre algum acidente, afinal ele se espalha, podendo causar ferimentos graves nas pessoas.

Contudo, com o vidro laminado isso não acontece; a película que o envolve evita que os cacos de vidro se espalhem quando quebram, reduzindo os riscos de acidentes com os usuários.

- Ajudam na climatização dos ambientes: seja no calor ou no frio, o uso do ar-condicionado é importante nos grandes e pequenos estabelecimentos, trazendo mais bem-estar às pessoas.

Com o uso do vidro laminado nas portas automáticas a climatização dos ambientes é facilitada, pois ele consegue manter a temperatura constante e proporcionar mais conforto.  

Vidro temperado

O vidro temperado é outro modelo indicado para instalação nas portas automáticas. Com características distintas dos laminados, ele também pode ser encontrado em diversos estabelecimentos.

Principais vantagens do vidro temperado

- Maior durabilidade: em comparação ao vidro laminado, o vidro temperado possui mais durabilidade devido ao seu tratamento durante a fabricação.

O vidro temperado passa pelo processo térmico mais conhecido como têmpera (o vidro é aquecido a uma temperatura de até 700ºC e logo após pelo resfriamento) que garante resistência a variação de temperatura.

- Mais resistência térmica: o vidro temperado apresenta resistência térmica de até 200ºC.

- Evita acidentes graves: diferente do vidro laminado, o vidro temperado se espalha quando ocorre a quebra, contudo são em pequenas partes, que não deixam os usuários se machucarem.

Atenção! Lembrando que o vidro temperado e o vidro laminado são os dois tipos indicados de vidro para portas automáticas de acordo com as normas técnicas da ABNT,, pois apenas eles oferecem mais segurança para os ambientes e usuários.

Gostou das dicas? Entre em contato com a Tecnoport, saiba mais sobre nossos modelos de portas automáticas e escolha já a sua! Nossa equipe irá indicar o tipo de vidro mais adequado para seu estabelecimento ou residência.

Publicado por: Tecnoport

Em: 05 de abril de 2023 às 13:21

logo Tecnoport

Produtos de acordo com as normas:

ABNT NBR 15202:2006

ABNT NBR 16025:2012

selo de garantia

Produtos

Rua Célio Veiga, 1034 - Jardim Cidade de Florianópolis São José/SC - CEP 88111-320

Desenvolvido por Assert Tech