icone whatsApp

Qual a importância das portas automáticas com sistema anti-pânico em ambientes de grande fluxo de pessoas?

Ambientes que contam com a circulação de muitas pessoas necessitam de equipamentos que facilitem a sua entrada e saída, principalmente no caso de alguma emergência como incêndio ou acidente. Neste sentido que, as portas automáticas com sistema anti-pânico foram produzidas, e hoje são essenciais para uma evacuação rápida e ágil dos locais. 

Entre os espaços indicados, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): estão shoppings Centers, Aeroportos, Lojas de Departamentos, casas noturnas e entre outros. As portas automáticas com sistema anti-pânico são essenciais nesses locais, pois permitem maior segurança e proteção aos usuários. Para isso é necessário contar com o auxílio do Corpo de Bombeiros, que estuda e indica os lugares de refúgio para instalação do produto.  

Quais os diferenciais das portas automáticas com sistema anti-pânico? 

1. Evacuação rápida dos ambientes 

O principal benefício das portas automáticas com sistema anti-pânico está na rápida evacuação. Em casa de emergência como, por exemplo, incêndio, o local é esvaziado em pouco tempo, prevenindo que ocorram danos e lesões às pessoas que frequentam o espaço. 

As portas automáticas com sistema anti-pânico contam com abertura do vão de acesso em 95%, que permite o deslocamento ágil dos usuários. Além disso, sua abertura pode ser feita tanto de forma manual quanto automática, o que também facilita a saída rápida, sem que haja obstáculos que impeçam a evacuação. 

2. Abertura de até 95% do vão livre

 Em situações de perigo, a primeira reação das pessoas é correr para sair do local o mais rápido possível, não é mesmo? Principalmente se ele possui um fluxo constante de usuários. 

 Por isso que, o ambiente deve estar preparado para proteger não somente o patrimônio, mas, em especial, os clientes. As portas automáticas com sistema anti-pânico da Tecnoport, por exemplo, apresentam abertura do vão livre de 95%, que ajuda as pessoas a saírem do local sem muito esforço. 

Instalação das portas automáticas com sistema anti-pânico conforme ABNT 

Como citado no início deste texto, a instalação das portas automáticas com sistema anti-pânico deve seguir as normas da ABNT e contar com o auxílio e autorização do Corpo de Bombeiros. Afinal, estamos tratando de ambientes com grande fluxo de pessoas e por isso os usuários precisam estar protegidos dentro do local. Portanto, de acordo com a lei, o indicado é que: 

  • As portas devem ser instaladas em áreas de refúgio: corredores e saídas de emergência; 
  • As portas precisam indicar a saída de emergência; 

Conheça as portas automáticas com sistema anti-pânico da Tecnoport 

As portas automáticas com sistema anti-pânico unem segurança, praticidade e alta tecnologia. Características que garantem a proteção necessária em emergências. Com a abertura quase total do vão de acesso, basta que o usuário empurre a porta para que ela se abra rapidamente. 

 Além disso, contam com bateria de emergência no caso de falta de energia elétrica, o que não impede seu funcionamento. São 100 ciclos completos de abertura e fechamento das portas, conforme o vão, peso e instalação. 

Para que você entenda na prática sobre o funcionamento das portas automáticas com sistema anti-pânico da Tecnoport, confira neste link o vídeo explicativo que preparamos.  

Publicado por: Tecnoport

Em: 31 de março de 2023 às 19:55

logo Tecnoport

Produtos de acordo com as normas:

ABNT NBR 15202:2006

ABNT NBR 16025:2012

selo de garantia

Produtos

Rua Célio Veiga, 1034 - Jardim Cidade de Florianópolis São José/SC - CEP 88111-320

Desenvolvido por Assert Tech