Preencha o formulário abaixo que um de nossos corretores entraram em contato com você.


CENTRAL DO CLIENTE: (48) 3240-8118 - (48) 3240-5096 - (48) 99171-8476

Área Restrita

Portas automáticas: entenda a evolução do produto no decorrer dos anos

Hoje em dia é difícil imaginar estabelecimentos como supermercados, shoppings, farmácias e hospitais sem as portas automáticas, não é verdade? Afinal, elas são fundamentais para garantir a segurança, conforto e acessibilidade dos clientes e frequentadores de diversos ambientes. 

Não podemos deixar de citar, é claro, a sofisticação e climatização que elas também proporcionam aos locais. Por esse motivo, o mercado de portas automáticas continua em ascensão. 

E para continuar crescendo, com o decorrer anos ganhou novos modelos, mais modernos e com design diferenciado para se adequar a cada tipo de empreendimento. 

Agora, você já pensou como eram as primeiras portas automáticas? E como foi sua evolução até os produtos que temos hoje? Pensando nisso, a Tecnoport preparou um texto com a trajetória das portas automáticas até aqui. Acompanhe abaixo! 

Curiosidade: Quem pensa que as portas automáticas foram criadas somente no século XX, se engana. O primeiro modelo que se tem registro é na Grécia Antiga (claro que não como ela se encontra hoje) onde Heron de Alexandria projetou um sistema para abertura e fechamento das portas a partir de vapor de água. 

Os tipos de portas automáticas que temos atualmente foram criados no século XIX, com o surgimento do motor elétrico. 

Evolução das portas automáticas do século XX ao XXI

1920 - O primeiro modelo de portas automáticas com uma tecnologia mais avançada foi fabricado no início dos anos 20 pela empresa Overhead Door Corporation. O produto em questão foi feito para garagem ascendente.  

1930 - Onze anos depois, em 1931, surgiu o modelo exclusivo para restaurantes. Nesse caso, a abertura e o fechamento das portas automáticas era realizado pelo acionamento de um dispositivo. O primeiro restaurante a usar o produto foi na cidade de Connecticut, nos Estados Unidos. 

O empreendimento utilizou da tecnologia para aumentar a praticidade no deslocamento dos garçons da cozinha até o restaurante, proporcionando um melhor atendimento aos clientes. 

1950 - Nos anos seguintes, com a busca de novos produtos, as portas automáticas ganharam algumas versões, entre elas as dobráveis e as deslizantes. 1957, por exemplo, foi o ano que marcou a instalação das portas automáticas em elevadores nos Estados Unidos. 

O processo de abrir e fechar as portas antes era feito manualmente, pelo operador de elevador. 

1970 - Já na década de 70, as portas automáticas não são vistas apenas como algo prático; os estabelecimentos começaram a perceber que o produto poderia ser também uma forma de aumentar a segurança contra acidentes e danos ao patrimônio. 

Essa época marca mais um avanço das portas automáticas: agora elas contavam com o uso do controle remoto, que permitia abrir e fechar das portas à distância. 

1990/2000 - Os anos 90 e 2000 revelam a fabricação de mais acessórios para as portas automáticas. Sensores de aproximação e trava de segurança são alguns exemplos. 

2000-2019 - Com a chegada da tecnologia e seus avanços que trouxeram benefícios para diversos setores da indústria, o século XXI transformou as portas automáticas em produtos cada vez mais acessíveis e indispensáveis

Hoje, os padrões de qualidade são diferentes, principalmente no seu projeto, fabricação, instalação e manutenção. O processo é mais seguro e ágil também. 

As portas automáticas apresentam menos ruído, diminuem o consumo de energia elétrica e são sustentáveis e mais leves, além do design moderno que oferece mais estilo e se adapta a todos os tipos de ambientes.

Modelos de portas automáticas atualmente e locais indicados para instalação!

Especiais - acesso de veículos, isolamento de piscina, clubes e coberturas planejadas

Antipânico - casas noturnas, shoppings supermercados, hospitais e clubes

Pivotantes - entrada de hotéis, lojas e comércio em geral

Curvas - agências bancárias, clínicas, hospitais e lugares com vão de entrada curva

Deslizantes - aeroportos, shoppings, consultórios e lojas comerciais

Há 24 anos no mercado de portas automáticas, a Tecnoport oferece um serviço de qualidade, sempre pensando no melhor produto e atendimento aos seus clientes. Não é à toa que somos líderes do setor na região sul do país. 


Quer saber mais informações sobre as portas automáticas da Tecnoport? Siga nosso Facebook e confira tudo sobre nossos modelos.



Posts Relacionados

Espaço exclusivo para você ficar por dentro das novidades.