O grande objetivo de uma porta automática é oferecer conforto, comodidade e segurança às pessoas. Nada pior que uma porta automática emperrando ou não abrindo quando exigida. É constrangedor, inconveniente e - em algumas situações - perigoso para o seu usuário.
Para que a finalidade dessa tecnologia seja atendida em sua integralidade - é necessário cumprir algumas rotinas de manutenção e preservação.
A Tecnoport dá algumas dicas para que a porta automática tenha maior desempenho, seja mais eficiente e apresente grande durabilidade - em seu negócio, empresa ou empreendimento.
A partir de agora, veremos o que devemos fazer para extrair desempenho e eficiência de uma porta automática.
Vamos juntos nessa? Legal, sigamos em frente!
A procura do fornecedor ideal
O primeiro passo para não incorrermos em erros ou equívocos de nenhuma natureza é encontrar o fornecedor ideal. Aqui, não se trata de sair por aí pesquisando aleatoriamente preços muito baixos “a torto e a direito” sem observar critérios como: qualidade, especificações, tecnologia e atendimento às necessidades do local a ser instalada.
Precisamos ter em mente que existem diversos tipos de portas automáticas, uma para cada finalidade e perfil consumidor. Em nada adianta buscarmos soluções paliativas de baixo custo e que não atenderão a todas as exigências do projeto. É um verdadeiro “tiro no pé”!
Conhece aquela história: “o barato sai caro”? É exatamente assim que acontece.
Adquirindo portas automáticas de fornecedores sem ampla expertise no mercado, sem sólida experiência em soluções para todos os tipos de negócio e necessidade, bem como carteira de clientes frágil, você e sua empresa - com certeza - acabarão pagando mais caro lá na frente.
Despesas com manutenção, troca, reparo, ajuste e substituição de peças/mecanismos - poderão fazer da sua escolha um verdadeiro “presente de grego”. Além de prejudicarem diretamente a imagem da sua empresa, pois os clientes não ficarão satisfeitos - implicarão também em sérios prejuízos no seu orçamento.
Será que vale a pena, mesmo, comprar portas automáticas de fornecedores desconhecidos no mercado ou que ofereçam produtos de baixa qualidade com preço irrisório? Sabemos que não!
Colaboradores especializados
Esse é outro detalhe importante a ser analisado e estudado por quem vai escolher e comprar uma porta automática - seja para empresa, comércio ou residência.
Profissionais qualificados, certificados, fiscalizados por seus respectivos órgãos profissionais e com larga experiência no segmento de portas automáticas - são os únicos que podem oferecer segurança, confiabilidade e tranquilidade quando pretendemos aplicar essa tecnologia em nosso dia a dia.
O profissionais da Tecnoport avaliam minuciosamente se a porta automática escolhida está em plena harmonia com o projeto ou local de instalação, se é funcional ao seu propósito e se atenderá ao fluxo de pessoas que transita por ela.
Outra análise que se faz necessária, e que os técnicos da Tecnoport prontamente realizarão, é com relação ao peso da porta e a resistência que a estrutura na qual o equipamento será instalado apresenta. Tudo isso tem por objetivo garantir a excelente utilização do equipamento, bem como a segurança de todos que, porventura, vierem a utilizá-lo.
Fluxo de pessoas
O volume de pessoas que trafega pela porta automática tem implicação direta nos ajustes e parâmetros necessários para adequar velocidades de abertura e fechamento, bem como - a força do seu impacto.
Manutenção preventiva periódica
Agora, faremos um pequeno exercício mental a fim de entender o porquê de se fazer manutenção preventiva periódica com profissionais qualificados em portas automáticas.
Carro, moto, elevador, celular e computador”, todos eles são utilizados intensamente em nosso dia a dia, correto? Corretíssimo!
A mesma coisa acontece com portas automáticas. Talvez, até, em um grau maior de exigência, dependendo do volume de pessoas que passa por elas.
Diariamente, são exigidas intensamente, tendo em vista: finalidade e tráfego de pessoas. O esforço é intenso - as portas automáticas podem se submeter a milhares de aberturas mensais.
Imagina o esforço realizado pelo mecanismo da porta? Altíssimo, não é?!
O esforço realizado pela porta automática independerá do fornecedor, uma vez que a porta estará lá e absorverá toda a demanda orgânica do local. Por tal motivo, é necessário estipular um cronograma de manutenção preventiva com o objetivo de prevenir e preditar eventuais falhas no mecanismo a fim de corrigi-las em tempo hábil e, assim, evitar prejuízos que possam ocasionar danos permanentes.
Obedeça sempre o cronograma pré-determinado e nunca aguarde por sinais de falhas no mecanismo da porta automática. A segurança de todos é o que mais importa.
A durabilidade da porta automática depende diretamente dos cuidados dispensados a ela. A prática regular de verificar possíveis desajustes em sua operação diária garante o pleno funcionamento do equipamento.
Periodicamente, observe:
1- Lentamente, se aproxime da porta e verifique se o sensor capta a presença em sua zona de movimento - faça isso, tanto por dentro quanto por fora;
2- Veja se, ao fechar, a porta automática realiza o movimento de maneiras suave e sutil, sem impacto abrupto;
3- Ruídos são indicadores de que as coisas não “andam bem”. Tente perceber se a porta automática apresenta algum som ou barulho diferente. Normalmente, essas portas emitem baixos ruídos.
Você já sabe: portas automáticas quando submetidas a um rigoroso cronograma de manutenção preventiva e monitoradas de perto - a fim de apurar possíveis falhas no mecanismo - apresentam grande durabilidade e oferecem maior conforto aos seus usuários.
Gostou do nosso conteúdo e ficou morrendo de vontade de conhecer as soluções em portas automáticas que a Tecnoport tem para o seu negócio? Então, não perca mais tempo! Entre já em contato conosco que o ajudaremos a escolher a porta ideal de acordo com a sua necessidade.