Portas automáticas possuem um papel central na rotina de empresas dos mais variados segmentos. Elas trazem praticidade na circulação de pessoas e adicionam classe a qualquer ambiente. Tendo em mente esta importância, é necessário estar sempre atento ao bom funcionamento e evitar maiores problemas. Para isto, existe a manutenção preventiva.
O principal erro de muitas empresas é deixar para procurar a manutenção apenas em momentos em que as portas já estão apresentando erros de funcionamento. A manutenção preventiva é exatamente o contrário: realizar, durante determinados períodos de tempo, checagens gerais conferindo a ordem do equipamento.
Nós da Tecnoport, por exemplo, realizamos manutenções planejadas e agendadas, evitando acidentes envolvendo os nossos produtos. Nelas são realizadas todas as inspeções preventivas, ajustes, conservação e a eliminação e conserto de possíveis defeitos menores.
Atuando desta forma, as portas automáticas, projetadas para alta durabilidade, podem cumprir a sua função sem maiores problemas. Para que isto seja garantido, todas as nossas manutenções preventivas são estrategicamente programadas.
As revisões devem ser feitas sempre de acordo com a intensidade de uso de cada porta. O recomendado é a realização da manutenção preventiva a cada 50 mil ciclos de abertura ou seis meses, dependendo sempre do tipo de porta e da utilização.
No entanto, você não precisa sempre esperar todo este tempo. Costume você mesmo fazer pequenas revisões. Mantendo o seu próprio cronograma, você pode adquirir o hábito de fazer verificações de segurança semanais. Aqui vão algumas sugestões do que pode ser feito!
Barulho
Verifique se a porta emite qualquer tipo de barulho anormal ou excessivamente alto durante seu funcionamento. Portas em boas condições costumam funcionar com um baixo índice de ruído. Se este não for o caso, pode ser que algum rolamento não esteja em ordem.
Sensor eletrônico
Para verificar se o sensor eletrônico está funcionando como deveria, passe pela entrada em uma velocidade lenta. Observe se a porta se abre assim que você entra na zona de movimento. É importante também que ela se feche com pouco impacto. Repita o processo no lado de fora.
Sensor anti esmagamento
Outro teste a se fazer é permanecer imóvel no centro da porta para verificar se ela se mantém aberta. Todas as portas automáticas devem possuir sensores anti esmagamento para evitar acidentes. Cheque também o quão rápido as portas se fecham quando você sai.
Por mais importantes e práticos que sejam estes procedimentos, eles não dispensam a manutenção preventiva realizada por uma empresa especializada em portas automáticas. É nela que outras atividades mais técnicas são realizadas, como as inspeções da chave de liga e desliga, da trava de segurança, do controle remoto e programador digital, entre outros.
Com certeza a sua porta automática necessita de uma manutenção preventiva. E para isso você pode contar com a Tecnoport! Nós estamos no mercado há mais de 20 anos atuando com compromisso e seriedade. Para solicitar um orçamento e agendar uma manutenção, entre em contato conosco. Teremos o prazer de atender você!