Preencha o formulário abaixo que um de nossos corretores entraram em contato com você.


Seguimos trabalhando normalmente. Veja nossos cuidados. Se tiver dúvidas, clique aqui  e fale com a gente!

CENTRAL DO CLIENTE: (48) 3240-8118 - (48) 3240-5096 - (48) 99171-8476

Área Restrita

Como as portas automáticas ajudam na locomoção de pessoas com deficiência

locomoção de pessoas com deficiência

Diariamente, pessoas com necessidades especiais passam por situações complicadas e, muitas vezes, constrangedoras. É ir a uma loja e não conseguir se mover ou nem entrar no estabelecimento, são calçadas sem rampa, transporte público que não possui elevadores para cadeirantes, entre outras. Todas essas questões dificultam muito a locomoção de pessoas com deficiência. 

Mas, de alguns anos para cá, várias características já mudaram. Um dos principais motivos são as leis criadas especialmente para melhorar a acessibilidade. Em 2000, por exemplo, foi estabelecida a primeira lei voltada à acessibilidade no Brasil, a lei n°10.098. 

Mas foi em 2004, quando houve o decreto n° 5.296, que mais direitos foram garantidos para as pessoas com necessidades especiais, sendo eles atendimento prioritário e as normas da ABNT para projetos urbanos e arquitetônicos. 

Uma das soluções que muitos empreendimentos tomaram para ajudar na locomoção de pessoas com deficiência foi a instalação das portas automáticas. Quer saber por quê? Confira nos tópicos que a Tecnoport separou para explicar tudo a você!

3 maneiras que as portas automáticas auxiliam na locomoção de pessoas com deficiência

Conforto

Uma das principais vantagens das portas automáticas é o conforto que elas trazem aos estabelecimentos. Com elas, os clientes não precisam fazer esforço para abrir e fechar as portas, pois isso já acontece automaticamente, o que facilita a locomoção de pessoas com deficiência dentro de empresas, shoppings, clínicas ou restaurantes. 

Segurança 

Vamos pensar na seguinte situação: você está entrando num estabelecimento e a porta fecha em você. Complicado, não? Então, esse é um acontecimento comum no dia a dia das pessoas com necessidades especiais. Muitos deles se machucam gravemente, causando hematomas e ferimentos. 

As portas automáticas contam mais esse diferencial: elas são seguras, facilitam a locomoção de pessoas com deficiência e previnem possíveis acidentes. É a partir da alta tecnologia envolvida na sua fabricação, com sensores de aproximação, redutores de velocidade e um maior espaço de vão livre para abertura das portas que elas se tornam tão seguras. 

Acessibilidade 

Junto com o conforto, as portas automáticas apresentam também a facilidade no acesso aos estabelecimentos públicos e privados. Vale lembrar que a acessibilidade ocorre também para idosos e pessoas com crianças de colo.  

Inclusão

As portas automáticas estão ganhando cada vez mais espaço em projetos de arquitetura e engenharia, não somente pelas vantagens citadas acima, mas também porque elas englobam todas as normas estabelecidas em lei para a acessibilidade. 

Logo, as portas automáticas são sinônimo de inclusão. Afinal, sendo empregadas para fins sociais e bem estar das pessoas, elas geram para os locais onde estão instaladas autoridade e reconhecimento sobre o assunto. 

Locais com grande locomoção de pessoas com deficiência indicados para instalação: 

  • Shoppings
  • Hospitais 
  • Supermercados
  • Farmácias 
  • Clínicas
  • Lojas comerciais 



De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018, 6.7% da população brasileira apresenta alguma necessidade especial. Portanto, a instalação das portas automáticas pode ser uma solução simples, inovadora e consciente de auxiliar a locomoção das pessoas. 

Há 24 anos no mercado, a Tecnoport sempre pensa no bem estar dos seus clientes. Por conta disso, apresenta diversos modelos de portas automáticas, cada um indicado para um tipo de estabelecimento e objetivo. Quer saber mais informações? Entre em contato conosco e confira os produtos disponíveis! 



Posts Relacionados

Espaço exclusivo para você ficar por dentro das novidades.